30 de abr. de 2010

Transportadoras recorrem a rastreador redundante para prevenir o roubo de cargas

Transportadoras recorrem a rastreador redundante para prevenir o roubo de cargas

Por Transporta Brasil

Escalada do roubo de cargas em Estados importantes como São Paulo e Rio de Janeiro e aumento da perícia das quadrilhas na neutralização dos aparatos de segurança levam transportadoras a buscar sistemas redundantes de rastreamento.

O aumento das ocorrências de roubo de cargas e dos prejuízos com este tipo de crime no ano passado e no primeiro trimestre deste ano tem assustado os transportadores, que buscam alternativas para melhorar seus sistemas de gerenciamento de riscos e evitar a ação das quadrilhas, que estão cada vez mais especializadas e aptas para desativar rastreadores e outros itens de tecnologia embarcada.

Somente no primeiro trimestre de 2009, o roubo de cargas aumentou 10% em São Paulo, em relação à média do ano anterior, segundo reportagem publicada com exclusividade pelo Portal Transporta Brasil.

Para diminuir a ação dos ladrões e inibir o roubo, muitas transportadoras estão buscando sistemas redundantes de rastreamento, que podem dar segurança ao veículo e às cargas mesmo se os ladrões souberem desativar o sistema principal.

A OnixSat, empresa de tecnologia em rastreamento de cargas e frotas, realizou uma pesquisa no mercado e chegou à conclusão de que 70% de seus clientes buscavam uma solução de rastreamento redundante.

Para isso, a companhia oferece o rastreador OnixSlim, equipamento pequeno e robusto que funciona como um segundo rastreador no caminhão. O aparelho não tem nenhuma ligação elétrica como rastreador principal e sua localização é dada por meio de GPS. A comunicação de dados é feita por canal de dados GSM/GPRS o que, de acordo com a OnixSat, ajuda a reduzir o custo operacional.

A fabricante do OnixSlim diz que o equipamento pode ser instalado em qualquer área interna do caminhão e informa que o sistema já ajudou a recuperar diversos caminhões com suas cargas intactas. “No primeiro trimestre de 2009 nossa empresa conseguiu ajudar a recuperar 55 caminhões, com suas respectivas cargas intactas. Com o OnixSlim a segurança das cargas, dos caminhões e dos caminhoneiros aumentará ainda mais. Observamos que existem muitos assaltantes profissionais atuando e o rastreador de redundância minimizará a ação destes criminosos, conta Wagner Eloy, diretor de Marketing & Vendas da OnixSa

Nenhum comentário:

Postar um comentário