3 de mai. de 2010

Crimes contra o patrimônio despencam em São Paulo

Crimes contra o patrimônio despencam em São Paulo

Roubos caíram 13%; redução mais expressiva foi dos latrocínios que caíram 22%

As estatísticas criminais da Secretaria da Segurança Pública relativas ao primeiro trimestre de 2010 mostram expressiva redução dos indicadores de crimes contra o patrimônio: roubos, furtos, roubos de veículos, furtos de veículos e roubos de cargas. Tiveram queda acentuada também os latrocínios - roubos seguidos de morte.

No primeiro trimestre de 2010, os roubos caíram 13% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março, os furtos diminuíram 5%, os furtos de veículos 10%, os roubos de veículos 12% e os roubos de cargas 7%. Os roubos seguidos de morte apresentaram a redução mais significativa: -22%, com queda de 94 para 73 casos no Estado.

A reversão da tendência de alta identificada no início de 2009, com a significativa redução dos crimes contra o patrimônio, deve-se a uma série de medidas tomadas pela Secretaria da Segurança Pública para intensificar o policiamento ostensivo e a investigação criminal, além da melhora do cenário econômico.

Investigação e policiamento reforçados

Ao longo dos últimos 12 meses, a Polícia Militar aumentou o patrulhamento nas ruas, as abordagens, as prisões de criminosos, as apreensões de armas e drogas, a recuperação de veículos furtados ou roubados, além de multiplicar o número de operações policiais nos locais, dias e horários mais visados pela criminalidade.

A Polícia Civil transferiu integrantes de grupos especializados para distritos policiais, passou a centralizar todos os Termos Circunstanciados e foi liberada da maioria das escoltas de presos, assumidas pela PM. Estas medidas contribuíram para que pudesse focalizar as atividades de Polícia Judiciária, especialmente a investigação criminal para esclarecimento de delitos, identificação de autores e encaminhamento ao Poder Judiciário.

O Governo do Estado deu suporte político e material a estas mudanças. Não só orientou a intensificação do combate aos crimes contra o patrimônio como adquiriu cinco novos helicópteros e 2.783 viaturas, 27.632 microcomputadores, armas e equipamentos de proteção para os policiais. Investiu na expansão ao interior do sistema de radiocomunicação digital, que traz mais segurança e agilidade ao trabalho policial, por criptografar a troca de mensagens, impedindo que sejam interceptadas. Levou à quase totalidade dos municípios do interior os sistemas RDO (Registro Digital de Ocorrências) e Infocrim (Informações Criminais), que indicam dias, horários e locais de maior incidência criminal, com base no registro de boletins de ocorrência.

Em permanente contato com organizações setoriais e com representantes da sociedade, a SSP atribuiu novos papeis às unidades policiais no combate a modalidades criminais, como o roubo de carga e a condomínios.

Neste mesmo contexto, estimulou a criação, na Polícia Civil, de um novo departamento que centralizou a investigação dos crimes contra o consumidor, o DPPC (Departamento Policial de Proteção à Cidadania), responsável pelo combate aos roubos, furtos e desvios de medicamentos e alimentos, além dos crimes fazendários e ambientais.

Taxa de homicídios é metade da média nacional

Os homicídios dolosos no Estado oscilaram para cima no primeiro trimestre deste ano. Foram 1.224 casos neste período, contra 1.143 no trimestre inicial de 2009. A oscilação nos homicídios São Paulo acontece após queda histórica de 70% desde 2000. Em 2009, São Paulo teve taxa anual de homicídios dolosos de 10,9 por grupo de 100 mil habitantes - em 1999 a taxa era de 35,2. A taxa média do Brasil é de 24,5. Tais oscilações, depois de um longo período de redução dos homicídios, indicam que os esforços do governo, das polícias e da sociedade devem ser renovados continuamente com a adoção de novas, mais modernas e eficientes estratégias.

A Secretaria da Segurança Pública iniciou, em 2009, uma série de ações planejadas que, com investimento contínuo em infra-estrutura, visam a redução da criminalidade no Estado, como o novo Policiamento Rural, a ampliação do Rádio Digital, a compra de novos helicópteros, viaturas e armas, a ampliação de vídeo-monitoramento e a chegada de novos policiais.

Da Secretaria de Segurança Pública

2 comentários:

  1. Eu fiquei sabendo desse post,aqui encontrei ele completo,bom sabé ne,o blog ta bom demais,parabens,só devia ter mais post ultimamente tem pouco,mais ta valendo,e pra quem precisar de serviço de detetive conheça meu trabalho http://detetive-particular.com detetive de todo o brasil,abraços e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Eu estava procurando esse post já faz um tempo!o blog ta bom demais em,eu vou até recomenda para todos meus amigos pq é muito bom,como estou recomendando o www.rastreamentodecelular.net que estou usando na minha empresa que é muito bom tambem,nossa parabéns,to acompanhando teu blog,e vou recomendar,abraços

    ResponderExcluir